Alerta: conheça os tipos de dor de cabeça mais perigosos

Tipos de dor de cabeça é uma das perguntas mais frequentes que recebo, e também a relação ao perigo que a enxaqueca pode oferecer.

A enxaqueca em si não oferece risco de morte, mas existem tipos de dor de cabeça que sim!

Na realidade a dor da enxaqueca é um grito de alerta do organismo, dizendo que a qualidade de vida da pessoa está comprometida, o que pode sim levar a doenças mais sérias.

Lembre-se que a enxaqueca tem uma causa conhecida, o bruxismo, ato inconsciente de apertar e/ou ranger os dentes. Quando a pessoa faz isso ela está prendendo, além dos dentes, o organismo como um todo.

Ela aperta a língua contra os dentes, aperta as mãos, aperta o diafragma, que é o músculo que separa o tórax do abdômen, dificultando a respiração, a digestão, o sono, enfim, prejudica o funcionamento total do organismo, “fabricando” doenças que só com o tempo serão descobertas. Às vezes é tarde demais para chance de cura.

Assim como outros tipos de dor de cabeça, a enxaqueca prejudica em muito a qualidade de vida da pessoa e denuncia que tem muita coisa errada na forma como esta pessoa está vivendo.

Então fica a pergunta: quais dores de cabeça mais representam risco?  Posso enumerar algumas, mas a lista é bem grande.

Vou citar os mais comuns tipos de dor de cabeça

  • Dores de cabeça causadas por um acidente vascular cerebral, conhecida como AVC ou derrame

    tipos de dor de cabeça

Dor forte e de repente, localizada em qualquer parte da cabeça. Esse tipo de dor requer atendimento especializado e rápido. Quem já tem enxaqueca deve ficar atento a qualquer tipo de mudança no “padrão” da dor.

Se você está “acostumado” com um determinado tipo de dor, por exemplo, aquela enxaqueca que surge sempre com a mesma intensidade e no mesmo local, fique atenta a qualquer mudança.

Se a dor vier mais forte que o comum ou em um local diferente, e se não passar após a ingestão dos analgésicos que você costuma tomar, procure um médico imediatamente.

Aqui faço um alerta: se você está “acostumado” com a enxaqueca, chegou a hora de pôr fim a esse sofrimento. Não se acostume com dor.

Eu criei um método para a cura definitiva da enxaqueca, sem a necessidade de remédios ou aparelhos de nenhum tipo. Pare de sofrer!

Se você está sofrendo com a enxaqueca neste exato momento, eu posso te ajudar a obter um alívio imediato dessa dor. Confira o e-book 5 passos para aliviar da sua enxaqueca em poucos segundos.

  • Dores na nuca, denunciando que está havendo alteração da pressão arterialtipos de dor de cabeça

São dores fortes e que aparecem de repente, são tipos de dor de cabeça diferentemente da enxaqueca, que vai aumentando devagar com o passar do tempo.

O paciente deve ser atendido em hospital ou por um médico o mais rapidamente possível. Caso a pressão arterial esteja normal, vale fazer uma consulta com um oftalmologista.

  • Dores de cabeça traumáticas

    tipos de dor de cabeça

Também chamadas de “dores de cabeça pós-concussão”, são tipos de dor de cabeça causadas por ferimentos bruscos e que podem fraturar o osso do crânio, colocando em risco a vida da pessoa. Requer tratamento de urgência em hospital.

A concussão é um traumatismo craniano com perda momentânea de consciência. O paciente costuma se recuperar do trauma por completo após algum tempo.

Outra característica da concussão é que os exames cerebrais não identificam nenhuma lesão significativa, apenas danos microscópicos.

Mesmo assim, imediatamente após a concussão pode ocorrer perda de memória, vômitos, distúrbios visuais e, claro, dor de cabeça.

Essa dor costuma desaparecer depois de alguns minutos, mas nos casos mais graves pode demorar meses e até anos para se dissipar.

A dor de cabeça pós-traumática afeta os dois lados da cabeça e são leves ou moderadas. Ocorrem quase diariamente, no período diurno, e de forma intermitente.

Infelizmente a dor pode vir acompanhada de tonturas, distúrbios auditivos e visuais, depressão, ansiedade, mudanças de personalidade, alterações no sono e na libido, dificuldade de concentração e problemas de memória.

Pacientes ansiosos e deprimidos tendem a ter uma recuperação mais lenta que os demais.

  • Dores de cabeça causadas por intoxicação alimentar e/ou medicamentosa

tipos de dor de cabeça

Denunciando um desarranjo total do organismo, também são dores fortes e requerem cuidados imediatos em hospital.

Podem ser acompanhadas de outros sintomas, como vômito, náuseas e diarréia, que podem durar uma semana.

Nos casos em que não é necessário internamento o tratamento é feito com a ingestão de muitos líquidos acompanhada por uma dieta leve e equilibrada.

Evite a ingestão de alimentos gordurosos e fique em repouso.

  • Dores de cabeça causadas por hipoglicemia (falta de açúcar no sangue)

tipos de dor de cabeça

Durante um episódio de hipoglicemia o corpo passa por algumas alterações para tentar compensar a falta de açúcar no sangue.

No início o corpo tenta fazer essa compensação contraindo os vasos sanguíneos. Depois de um tempo acontece o oposto: o corpo tenta voltar ao normal dilatando os vasos sanguíneos, o que provoca uma dor de cabeça latejante.

  • Dores de cabeça causadas por sinusite

tipos de dor de cabeça

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, então é natural que seja acompanhada de uma dor de cabeça nas “maçãs” do rosto, abaixo e acima dos olhos.

Outros sintomas são entupimento do nariz e coriza, essa dor é aumentada quando a pessoa abaixa a cabeça para pegar alguma coisa no chão.

É o diferencial em relação a outras dores de cabeça e requerem atendimento médico ou odontológico.

Assim como as outras dores de cabeça, também a sinusite pode ser mais forte em quem já tem enxaqueca que é causada pelo bruxismo.

  • Dores de cabeça causadas por problemas oculares

tipos de dor de cabeça

Trata-se de uma dor acima dos olhos, que surge após esforços visuais. São sentidas principalmente por pessoas com miopia e/ou astigmatismo, mas que não usam óculos ou lentes de contato.

Falta de acuidade visual combinada com dor de cabeça, evidentemente, não combina com direção ou operação de máquinas e equipamentos pesados.

Como disse, a lista de tipos de dor de cabeça é longa. Pesquiso sobre o assunto há mais de 40 anos e posso afirmar que a maioria das dores de cabeça são do tipo enxaqueca.

Essas dores correspondem a mais de noventa por cento de todas as dores de cabeça que afetam o ser humano.

Continue me acompanhando, pois enxaqueca… tem cura!

Forte abraço e até o próximo texto.